CAS – PIAUÍ

“[ A Língua de Sinais], nas mãos de seus mestres, é uma língua ordinariamente bela e expressiva, para a qual, na comunicação uns com os outros e como um modo de atingir com facilidade e rapidez a mente dos surdos, nem a natureza nem a arte lhes concedeu um substituto à altura. Para aqueles que não a entende, é impossível perceber suas possibilidades para os surdos, sua poderosa influência sobre o moral e a felicidade social dos que são privados da audição e seu admirável poder de levar o pensamento a intelectos que de outro modo estariam em perpétua escuridão.Tampouco são capazes de avaliar o poder que ela tem sobre os surdos. Enquanto houver duas pessoas surdas sobre a face da Terra e elas se encontram, serão usados sinais.

J. Schuyler Long

In Vendo Vozes, de Oliver Sacks

O Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS/PI, entidade jurídica de direito público, inscrito no CNPJ sob Nº 06554729000196, com sede na Rua Major Osmar Félix S/N Bairro Monte Castelo (fone: 86 32163202) funciona nos turnos manhã e tarde, na cidade de Teresina – PI.

O CAS está vinculado diretamente ao Governo do Estado do Piauí através da Secretaria de Educação e cultura – SEDUC, sob a Gerencia de Educação Especial – GEE.

O CAS teve como principal referencial teórico a proposta apresentada pelas parcerias do Ministério da Educação –MEC (representado pele Secretaria de Educação Especial e pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos) com as Secretarias de Educação, Instituições de Ensino Superior, Organizações Não - Governamentais e Entidades filiadas à Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – FENEIS.

As boas ações elevam o espírito e predispõem-no a praticar outras." (Jean Jacques Rousseau) (Bob Marley)



Powered By Blogger

Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de novembro de 2012

PROJETO "AQUISIÇÃO BILÍNGUE"




Texto produzido pelos alunos surdos:
               
"Dia 18 de outubro de 2012  foi passear Museu do Piauí Casa Odilon Nunes. Participaram passear Djanes, Manuela, Lauristela, Luciana, Relva, Edmilson, Rosário Melão, Laís, alunos: André, José Ramos, Mirra.
No Museu do Piauí ter história, artesanato, objetos antigos: cama, penico, telefone, dinheiro, canhão, revolver, arma, instrumentos de suplicio usados na tortura e castigo dos negros, bumba meu boi".



















VISITA AO CENTRO DE ARTESANATO "MESTRE DEZINHO"

        Em frente à Praça Pedro II, a Central de Artesanato Mestre Dezinho, integra o complexo cultural do centro da cidade. O local, que já foi sede da Policia Militar durante os tempos da ditadura, hoje abriga vinte e cinco lojas de produtos artesanais confeccionados a base fibras, couro e talos de buriti; auditório para eventos, palco para shows, lanchonete, escola de balé e escola de música. Seu nome é uma homenagem a um dos mais importantes artesãos do Piauí, Mestre Dezinho de Valença, que faleceu em fevereiro de 2000.


























VISITA AO PARQUE "LAGOAS DO NORTE"

        Em uma área de 12 hectares, o Parque Linear Lagoas do Norte faz parte de um conjunto de obras de acessibilidade, interligação de lagoas, saneamento e engenharia de tráfego com o principal objetivo de melhorar a qualidade de vida de mais de 100 mil pessoas que residem em 13 bairros da zona Norte. O foco dessas ações se volta especialmente para as áreas ambiental, urbanística, social e econômica. Com um anfiteatro com capacidade para 200 pessoas, duas quadras esportivas para a prática de vôlei e futebol de areia - com uma área de apoio para as quadras com vestiários e banheiros, pista de caminhada e corrida, ciclovia, passarela sobre o canal, área de recreação infantil com playground, academia de ginástica para pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos, o Parque chama atenção pela sua grandiosidade. Com uma bela praça, denominada de Praça Monumental, o local promete ser um novo ponto turístico da cidade.